segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A Clientela cresce pelo boca a boca

Com muito jogo de cintura e criatividade. É assim que o mercado de trabalho de personal stylist funciona em Pernambuco. Com o campo de atuação enxuto, já que a atividade não é muito conhecida na região, quem pensa em trabalhar na área precisa saber destacar-se e atrair a sua clientela. A personal stylist Jéssica Tavares, 37 anos, garantiu o seu diferencial com o curso de psicologia, que lhe ajudou (e muito) a entender e saber lidar com as pessoas. Hoje, Tavares é professora da Faculdade Maurício de Nassau e da Faculdade Senac e ainda atua como free lancer em planejamento de coleções e em consultora de moda particular.

"Passei minha infância convivendo com tias e avós que faziam roupas para fora, e me encantava a possibilidade de transformar panos em peças bonitas", lembra Jéssica, que se desiludiu da carreira em moda por não haver cursos na área. "Daí, fui cursar psicologia e mais tarde, quando fui morar em Paris (França), decidi que a moda era mesmo o caminho que queria seguir", conta. Na Cidade Luz, Tavaresfez especialização em marketing e gerenciamento de moda, na Modspé e aperfeiçoamento em estilismo e modelismo, na Esmod. Ainda para encrementar o currículo, fez desenho criativo na Saint Martins School, de Londres. "Mas estudar psicologia foi fundamental", ressalta.

Depois de realizar trabalhos para Judith Lacroix, Zappa e Sinequanone, Jéssica voltou ao Recife e hoje ensina psicossociologia da moda e linguagem gráfica, na Nassau, e planejamento de coleção e estilo, no Senac. Ainda como professora, realiza alguns cursos na área de personal stylist na Casa 208. Para o Guia de Profissões, Tavares conta um pouco da realidade desse profissional e alerta para importância de estar por dentro das tendências.

Que perfil o profissional desta área deve ter?

Tem que ter capacidade de observação e de escuta apurados, pontualidade, e muito senso de ética profissional. Por outro lado, além de gostar e conhecer moda, ele precisa ter bom gosto, senso estético, além de entender e estar atualizado em relação as tendências. Também é necessário saber de colorimetria (estudo das cores), entender um pouco de etiqueta e saber adotar as formas adequadas para cada tipo morfológico. Para trabalhar nesta área, ainda é preciso conhecer o comércio de roupas e acessórios local para a realização do personal shopping. E ter sensibilidade no trato com as pessoas, pois trabalhamos direta e indiretamente com a autoestima.

Como é o mercado de trabalho aqui em Pernambuco?

Considero que a publicidade em torno da profissão, alavancada por programas de televisão, como o Esquadrão da moda (exibido nos canais por assinatura), dentre outros, foi de importância fundamental para o crescimento da demanda por este tipo de serviço. A capacidade doprofissional em se adaptar a realidade econômica local e também do cliente que requisita o serviço é fundamental para se conseguir uma boa carteira de clientes, que geralmente se amplia pelo processo do "boca a boca" e pelo resultado do trabalho, que se for bem feito é imediatamente visível e desperta a curiosidade e o desejo em outras pessoas de realizar uma consultoria, ainda que de maneira pontual, para um evento, uma viagem ou uma entrevista de trabalho.

Quanto pode ganhar um personal stylist por cada trabalho ou por mês?

Depende bastante da demanda e dos ajustes que o profissional pode fazer em seus preços para oferecer um serviço mais completo possível, sem torná-lo inacessível. Realizar a consultoria por etapas ou em sistemas de pacotes podem ser duas boas opções. A hora de trabalho pode custar entre R$ 60 e R$ 150 (este último valor é mais praticado no Sul do país), mas cada profissional pode e deve repensar seus valores em função de sua habilidade, experiência e das possibilidades do cliente. Umaconsultoria completa pode custar entre R$ 1,5 mil e R$ 3 mil, a depender da quantidade de serviços prestados dentro da mesma e das horas necessárias para execução do trabalho.

Qual conselho daria para quem está querendo começarna profissão?

Procurar cursos e literatura sobre o assunto, treinar com parentes e amigos antes de partir para o público, saber vestir-se bem e andar sempre bem apresentável (você é seu próprio cartão de visitas), desenvolver a capacidade de observação e de escuta, pois um bom profissional não impõe um estilo ao cliente, mas deve saber como esta pessoa precisa e pode se vestir para as diversas ocasiões e ambientes e, sobretudo, para seu auto-conhecimento, sua valorização pessoal e bem-estar.

Serviço:

Jéssica Tavares - (81) 9186-2665

Matéria do Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário